Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&DI)

Na BTL – Indústrias Metalúrgicas, S.A. acreditamos que a investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) constituem, atualmente, um dos principais motores para a competitividade a nível global, pelo contínuo aperfeiçoamento de processos e produtos. Neste sentido, a estratégia da BTL passa por promover, uma cultura de I&DI baseada na multidisciplinaridade da equipa e na exploração das ideias geradas internamente para uma melhoria contínua nos processos, aumento de eficiência e constante fiabilidade no serviço ao cliente.

Universidade Porto
Católica Porto
Universidade do Minho
Universidade de Coimbra

Efetivamente, a atividade da BTL está focada na criação e desenvolvimento de unidades industriais com capacidade para fornecer soluções integradas. A sua intervenção é recorrentemente solicitada no mercado nacional e internacional pelo elevado know-how que possui no seu departamento de engenharia e desenvolvimento de projetos, cujas competências são reconhecidas por dar resposta à necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias, não respondidas pelo mercado, no seio dos vários projetos desenvolvidos. De referir, ainda, as parcerias que a BTL tem vindo a estabelecer com Universidades e outras Entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, nomeadamente Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade Católica do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Bragança e Centro Tecnológico da Cortiça no desenvolvimento dos seus projetos. Uma das estratégias de atuação da BTL consubstancia num enfoque fundamental na inovação e na introdução de novas soluções, as quais permitem competir em igualdade com os líderes tecnológicos internacionais do seu setor. Fruto da sua competitividade distintiva a BTL viu reconhecido o seu estatuto de PME Líder, em 2014, ao qual estão associados superiores parâmetros de sustentabilidade económica e financeira da Empresa.

Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro
Politécnico Coimbra
Instituto Politecnico de Bragança

De entre um vasto leque de projetos de desenvolvimento de soluções inovadoras para as indústrias destacam-se:

Projetos

Tech4 T-RTM - Advanced Technologies Solutions for T-RTM

O projeto Tech4 T-RTM visa o desenvolvimento de um sistema de produção de componentes estruturais em material compósito termoplástico, baseado numa tecnologia emergente de moldação líquida de materiais termoplásticos (T-RTM), promovendo a sustentabilidade, a reciclabilidade e a eficiência energética.

UPCORK ‐ ULTRA PREPARATION CORK

O projeto visa a conceção de um novo conceito completamente disruptivo para preparação de pranchas de cortiça em contínuo, prancha a prancha, controlável e homogéneo para todas as pranchas. Neste projeto, pretende-se um controlo efetivo de todas as variáveis chave, de forma a conferir às pranchas de cortiça as mesmas condições de cozedura, o teor de humidade adequada à saída e a estabilização necessária para serem processados subsequentemente. A perceção de todos os parâmetros de controlo e a definição critica de variáveis será tida em atenção, para ser possível a introdução de sensores e de sistemas de automação para monitorizar todos os parâmetros requeridos e definir outputs para uma indústria de preparação de cortiça 4.0. No âmbito deste projeto serão concebidos/desenvolvidos/validados protótipos industriais de preparação de cozedura e de desumidificação/estabilização em continuo que obedeçam a todos estes requisitos.