Na BTL – Indústrias Metalúrgicas, S.A. acreditamos que a investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) constituem, atualmente, um dos principais motores para a competitividade a nível global, pelo contínuo aperfeiçoamento de processos e produtos. Neste sentido, a estratégia da BTL passa por promover, uma cultura de I&DI baseada na multidisciplinaridade da equipa e na exploração das ideias geradas internamente para uma melhoria contínua nos processos, aumento de eficiência e constante fiabilidade no serviço ao cliente.
Efetivamente, a atividade da BTL está focada na criação e desenvolvimento de unidades industriais com capacidade para fornecer soluções integradas. A sua intervenção é recorrentemente solicitada no mercado nacional e internacional pelo elevado know-how que possui no seu departamento de engenharia e desenvolvimento de projetos, cujas competências são reconhecidas por dar resposta à necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias, não respondidas pelo mercado, no seio dos vários projetos desenvolvidos. De referir, ainda, as parcerias que a BTL tem vindo a estabelecer com Universidades e outras Entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, nomeadamente Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade Católica do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Bragança e Centro Tecnológico da Cortiça no desenvolvimento dos seus projetos. Uma das estratégias de atuação da BTL consubstancia num enfoque fundamental na inovação e na introdução de novas soluções, as quais permitem competir em igualdade com os líderes tecnológicos internacionais do seu setor. Fruto da sua competitividade distintiva a BTL viu reconhecido o seu estatuto de PME Líder, em 2014, ao qual estão associados superiores parâmetros de sustentabilidade económica e financeira da Empresa.
De entre um vasto leque de projetos de desenvolvimento de soluções inovadoras para as indústrias destacam-se:
O projeto Tech4 T-RTM visa o desenvolvimento de um sistema de produção de componentes estruturais em material compósito termoplástico, baseado numa tecnologia emergente de moldação líquida de materiais termoplásticos (T-RTM), promovendo a sustentabilidade, a reciclabilidade e a eficiência energética.
O projeto visa a conceção de um novo conceito completamente disruptivo para preparação de pranchas de cortiça em contínuo, prancha a prancha, controlável e homogéneo para todas as pranchas. Neste projeto, pretende-se um controlo efetivo de todas as variáveis chave, de forma a conferir às pranchas de cortiça as mesmas condições de cozedura, o teor de humidade adequada à saída e a estabilização necessária para serem processados subsequentemente. A perceção de todos os parâmetros de controlo e a definição critica de variáveis será tida em atenção, para ser possível a introdução de sensores e de sistemas de automação para monitorizar todos os parâmetros requeridos e definir outputs para uma indústria de preparação de cortiça 4.0. No âmbito deste projeto serão concebidos/desenvolvidos/validados protótipos industriais de preparação de cozedura e de desumidificação/estabilização em continuo que obedeçam a todos estes requisitos.